Minhas Publicações

Minhas  Publicações

sexta-feira, 14 de junho de 2013

25 ANOS DO PSDB NO RIO GRANDE DO SUL

              O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi fundado em 25 de junho de 1988. A decisão do nome foi adotada, de forma inusitada, numa votação na Assembléia de criação reunindo 1.178 pessoas. O PSDB é social-democrata de largo espectro.
              No cenário em que nasceu - final da década de 1980 - o PSDB já assimilou a nova postura dos partidos social-democratas em vários países. Incluindo, além das reformas sociais, o combate à desigualdade e a busca da justiça social, que são bandeiras permanentes, os temas da reforma do Estado, da necessidade de derrotar a inflação e da inserção do Brasil no mundo em transformações.
              Entre os pontos fundamentais do programa do PSDB estão a ética na política; a pregação do parlamentarismo; o compromisso com a democracia e a qualificação desta como política social, econômica e participativa; as descentralizações das políticas sociais e o controle da sociedade sobre o Estado.
O PSDB no Rio Grande do Sul
              Na fundação nacional do PSDB já participaram algumas lideranças gaúchas. Assinaram a ata oficial de fundação do partido o então senador José Paulo Bisol; os deputados federais Vicente Bogo e Hermes Zanetti; a deputada estadual Ecléa Fernandes, o ex-deputado João Gilberto Lucas Coelho e o então presidente da Confederação dos Professores do Brasil (CPB), Tomaz Wonghon.
              Atualmente permanecem filiados Vicente Bogo e Tomaz Wonghon.
Já nas eleições municipais de 1988, ano de sua fundação nacional, o PSDB gaúcho elegeu o prefeito de Taquari, Celso Martins, além de vereadores em vários municípios.
Em 1990 e 1994 o PSDB gaúcho participou de coligações vitoriosas para o Governo do Estado, elegendo o Vice-Governador João Gilberto (1991-95) e Vicente Bogo (1995-99). Foram eleitos deputados federais pelo partido Jorge Uequed, Rui Nedel, Adroaldo Streck e Ezidio Pinheiro. Paulo Vidal foi eleito deputado estadual.
             Em 1998 o PSDB gaúcho elegeu o suplente de senador Hermes Zanetti; os deputados federais Yeda Crusius e Nelson Marchezan; e os deputados estaduais Adilson Troca e Jorge Gobbi.
             Em 2002, o partido elegeu os deputados estaduais Paulo Brum, Ruy Pauletti e Sanchotene Felice, além de reeleger a deputada Federal Yeda Crusius.
             Em 2006 foi o ano histórico para o PSDB gaúcho. A grande vitória da Governadora Yeda Crusius foi contemplada com a maior bancada na Assembleia Legislativa. Foram eleitos deputados estaduais Adilson Troca, Coffy Rodrigues, Jorge Gobbi, Nelson Marchezan, Paulo Brum, Pedro Pereira e Zilá Breintenbach. Para a Câmara Federal foi reeleito Júlio Redecker e Ruy Pauletti. Com o falecimento de Redecker em julho de 2007, assumiu o deputado federal Cláudio Diaz.
             Em 2010, o partido elegeu para a Câmara Federal o deputado Nelson Marchezan Júnior e para a Assembléia Legislativa reelegeu Adilson Troca, Pedro Pereira e Zilá Breitenbach, além de eleger as jovens lideranças Lucas Redecker e Jorge Pozzobom.
             Recentemente Elisabete Felice assumiu uma cadeira na Assembléia Legislativa.
             O PSDB tem hoje mais de 88 mil filiados no Rio Grande do Sul.
             Em 2012 elegeu 21 prefeitos, 25 vices-prefeitos e 253 vereadores.
Em abril de 2013 realizou a sua Convenção Estadual, renovando seu diretório Estadual elegendo Dep. Adilson Troca como presidente.
             Em maio de 2013 a Convenção Nacional realizada em Brasília elegeu Sen. Aécio Neves como presidente.
O Tucano
Em abril de 1988, numa das reuniões preparatórias da formação do PSDB em Brasília, a representação de Minas Gerais propôs que houvesse um símbolo para simplificar a identificação do partido e facilitar sua comunicação. O símbolo sugerido pelos mineiros foi um tucano.
Após acalorada discussão, a proposta foi aprovada pela evidência das razões apresentadas. A figura do tucano tem três importantes significações:
1.       O tucano de peito amarelo lembra a cor da campanha das eleições diretas. O amarelo era a cor símbolo da luta pela redemocratização do Brasil;
2.       O tucano é um dos símbolos do movimento ecológico e da defesa do meio ambiente;
3.       É uma ave brasileira, característica importante para indicar nossa preocupação com as realidades nacionais de nossa terra e de nossa gente.
              A figura do tucano tornou-se o símbolo e a marca do partido. Passou a ser intensamente utilizada nas campanhas de comunicação. E os resultados amplamente positivos de sua utilização. Atestados por pesquisas de opinião pública, confirmam o acerto da decisão tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário