Minhas Publicações

Minhas  Publicações

terça-feira, 18 de junho de 2013

Vereadora Cloreci Ramos Matos presta homenagem aos 25 anos do PSDB NO RIO GRANDE DO SUL na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Mampituba no dia 17/06/13
Acompanhe seu discurso:


              O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi fundado em 25 de junho de 1988. A decisão do nome foi adotada, de forma inusitada, numa votação na Assembléia de criação reunindo 1.178 pessoas. O PSDB é social-democrata de largo espectro.
              No cenário em que nasceu - final da década de 1980 - o PSDB já assimilou a nova postura dos partidos social-democratas em vários países. Incluindo, além das reformas sociais, o combate à desigualdade e a busca da justiça social, que são bandeiras permanentes, os temas da reforma do Estado, da necessidade de derrotar a inflação e da inserção do Brasil no mundo em transformações.
              Entre os pontos fundamentais do programa do PSDB estão a ética na política; a pregação do parlamentarismo; o compromisso com a democracia e a qualificação desta como política social, econômica e participativa; as descentralizações das políticas sociais e o controle da sociedade sobre o Estado.
O PSDB no Rio Grande do Sul
              Na fundação nacional do PSDB já participaram algumas lideranças gaúchas. Assinaram a ata oficial de fundação do partido o então senador José Paulo Bisol; os deputados federais Vicente Bogo e Hermes Zanetti; a deputada estadual Ecléa Fernandes, o ex-deputado João Gilberto Lucas Coelho e o então presidente da Confederação dos Professores do Brasil (CPB), Tomaz Wonghon.
              Atualmente permanecem filiados Vicente Bogo e Tomaz Wonghon.
Já nas eleições municipais de 1988, ano de sua fundação nacional, o PSDB gaúcho elegeu o prefeito de Taquari, Celso Martins, além de vereadores em vários municípios.
Em 1990 e 1994 o PSDB gaúcho participou de coligações vitoriosas para o Governo do Estado, elegendo o Vice-Governador João Gilberto (1991-95) e Vicente Bogo (1995-99). Foram eleitos deputados federais pelo partido Jorge Uequed, Rui Nedel, Adroaldo Streck e Ezidio Pinheiro. Paulo Vidal foi eleito deputado estadual.
             Em 1998 o PSDB gaúcho elegeu o suplente de senador Hermes Zanetti; os deputados federais Yeda Crusius e Nelson Marchezan; e os deputados estaduais Adilson Troca e Jorge Gobbi.
             Em 2002, o partido elegeu os deputados estaduais Paulo Brum, Ruy Pauletti e Sanchotene Felice, além de reeleger a deputada Federal Yeda Crusius.
             Em 2006 foi o ano histórico para o PSDB gaúcho. A grande vitória da Governadora Yeda Crusius foi contemplada com a maior bancada na Assembleia Legislativa. Foram eleitos deputados estaduais Adilson Troca, Coffy Rodrigues, Jorge Gobbi, Nelson Marchezan, Paulo Brum, Pedro Pereira e Zilá Breintenbach. Para a Câmara Federal foi reeleito Júlio Redecker e Ruy Pauletti. Com o falecimento de Redecker em julho de 2007, assumiu o deputado federal Cláudio Diaz.
             Em 2010, o partido elegeu para a Câmara Federal o deputado Nelson Marchezan Júnior e para a Assembléia Legislativa reelegeu Adilson Troca, Pedro Pereira e Zilá Breitenbach, além de eleger as jovens lideranças Lucas Redecker e Jorge Pozzobom.
             Recentemente Elisabete Felice assumiu uma cadeira na Assembléia Legislativa.
             O PSDB tem hoje mais de 88 mil filiados no Rio Grande do Sul.
             Em 2012 elegeu 21 prefeitos, 25 vices-prefeitos e 253 vereadores.
Em abril de 2013 realizou a sua Convenção Estadual, renovando seu diretório Estadual elegendo Dep. Adilson Troca como presidente.
             Em maio de 2013 a Convenção Nacional realizada em Brasília elegeu Sen. Aécio Neves como presidente.
O Tucano
Em abril de 1988, numa das reuniões preparatórias da formação do PSDB em Brasília, a representação de Minas Gerais propôs que houvesse um símbolo para simplificar a identificação do partido e facilitar sua comunicação. O símbolo sugerido pelos mineiros foi um tucano.
Após acalorada discussão, a proposta foi aprovada pela evidência das razões apresentadas. A figura do tucano tem três importantes significações:
1.       O tucano de peito amarelo lembra a cor da campanha das eleições diretas. O amarelo era a cor símbolo da luta pela redemocratização do Brasil;
2.       O tucano é um dos símbolos do movimento ecológico e da defesa do meio ambiente;
3.       É uma ave brasileira, característica importante para indicar nossa preocupação com as realidades nacionais de nossa terra e de nosa gente.
              A figura do tucano tornou-se o símbolo e a marca do partido. Passou a ser intensamente utilizada nas campanhas de comunicação. E os resultados amplamente positivos de sua utilização. Atestados por pesquisas de opinião pública, confirmam o acerto da decisão tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário